quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Tejo internacional



Parque Natural do Tejo Internacional é o nome usado para designar dois espaços naturais protegidos de idênticas características mas com gestão diferenciada, um na província de Cáceres, Espanha e outro no distrito de Castelo Branco, Portugal.
O sítio foi declarado reserva da biosfera transfronteiriça pela UNESCO em 2016.

Abrange uma área em que o rio Tejo constitui a fronteira entre Portugal e Espanha. O parque sob administração portuguesa ocupa uma área de 26 484 hectares e engloba partes dos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão e Nisa. A vegetação do parque inclui bosques de sobreiros e azinheiras e galerias de salgueiros ao longo dos rios.
É uma importante área de nidificação de aves, podendo-se observar a águia-de-bonelli, águia-real, abutre-fouveiro e abutre-do-Egipto. Também abriga populações de cegonhas-pretas, uma espécie rara em Portugal.
Os mamíferos do parque incluem a lontra-europeia, o gato-bravo, o veado-vermelho e a gineta. Do lado espanhol situa-se o designado Parque Natural del Tajo Internacional, que compreende (total ou parcialmente) 11 municípios: Alcántara, Brozas, Carbajo, Cedillo, Herrera de Alcántara, Membrío, Salorino, Herreruela, Santiago de Alcántara, Valencia de Alcántara e Zarza la Mayor.

Fonte: Wikipedia.

Sem comentários: