quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Exposição temporária "Manuel Teixeira Gomes"

Integrada no plano de comemorações nacionais do 150.º Aniversário do Nascimento de Manuel Teixeira Gomes, pude visitar esta exposição temporária no Museu de Portimão no mês passado.Aqui o visitante é desafiado a acompanhar e descobrir o percurso único deste antigo Presidente da República, natural de Portimão, de onde partiu para as suas viagens comerciais, diplomáticas, políticas, literárias e culturais.

Através dela, assisitimos à transição entre os regimes monárquicos e republicano e podemos observar como, através dos seus contactos e viagens, surge a faceta do coleccionador e do escritor, verdadeiro espelho das suas influências e gostos. Também presente está o seu percurso no exílio, a que se impôs, revelando-nos o retomar do prazer e da escrita e da fruição da paisagem mediterrânica.

Foram expostos, pela primeira vez em Portimão, objectos decorativos e mobiliário, utilizados na sua estadia em Londres; um telégrafo usado na época, através do qual recebeu na sua terra natal, a notícia da Implantação da República em Lisboa. Exibem-se igualmente um conjunto de 5 pinturas dos seu grande amigo Columbano Bordalo Pinheiro e a réplica do seu busto em bronze, que se encontra na cidade argelina de Béjaia, localidade onde passou os últimos anos do seu exílio.


Fonte: Folheto expositivo da exposição temporária "Manuel Teixeira Gomes entre dois séculos e dois regimes".

Sem comentários: