terça-feira, 22 de março de 2011

JARDIM PÚBLICO DE ÉVORA

O actual Jardim Público de Évora foi construído por iniciativa municipal entre 1863 e 1867 nos terrenos que anteriormente tinham constituído a antiga horta real do palácio e do convento de S. Francisco e outros à época afectos ao exército.


Foi projectado pelo arquitecto-cenógrafo italiano José Cinatti (1808-1879) que também dirigiu os trabalhos de arqueologia e jardinagem.


A sua concepção corresponde à concretização do ideal romântico dos jardins do século XIX e à função de espaço social para as elites e classes em ascensão. O Jardim público tem uma área de 3,3 hectares, sendo um conjunto densamente arborizado especialmente com espécies exóticas.Apresenta as características dos jardins da época, o traçado “orgânico”, o conjunto de elementos ornamentais, o gosto pela vegetação exótica e a evocação do tempo passado através da presença das “ruínas fingidas”.O Jardim encontra-se ligado a outros espaços verdes importantes da Cidade : Mata e Parque Infantil Almeida Margiochi.


O coreto foi construído em 1887 sendo um elemento indispensável nos jardins desta época. Durante muitas décadas foram frequentes os concertos musicais.


O Palácio D. Manuel é monumento Nacional datado do século XVI é provavelmente o remanescente arquitectónico da conhecida Galeria das Damas do Palácio Real a par de S. Francisco.


Na galeria (restos do grandioso imóvel quinhentista), trabalharam os Arrudas, Chanterene e Diogo de Torralva e nela subsistem elementos arquitectónicos do hibridismo peculiar do gótico-manuelino-mudejar e da renascença.No paço - segundo alguns cronistas - Vasco da Gama foi investido pelo Venturoso, em 1497, no posto de comando da esquadra do descobrimento do caminho marítimo para a Índia. Nos seus salões mestre Gil Vicente representou sete dos seus Autos, dedicados às rainhas D. Maria de Castela e D. Catarina de Áustria.


Sem comentários: