segunda-feira, 14 de março de 2011

Museu da Marinha

Os Descobrimentos serão, porventura, o período mais universal e emblemático da História de Portugal. Não se trata apenas de um período glorioso de hegemonia política e religiosa de um país ocidental, mas, principalmente, um dos principais contributos para o nascimento do mundo moderno, transformando os oceanos em canais comunicantes.


A expansão portuguesa foi feita por homens e navios. Torna-se assim lógico que o visitante seja recebido pelas estátuas dos reis D. João II e D. Manuel. A esfera armilar simboliza uma concepção antiga do mundo, posta em causa pelos navegadores portugueses e espanhóis.

Cada embarcação representada conta uma história. Através dos modelos da barca e da barca pescareza, da caravela latina, da sua congénere redonda, e do caravelão, conhece-se toda a aventura atlântica.
A revolução científica espelha-se na cartografia e nos instrumentos de navegação. Eram mantidos em grande secretismo, tal como a construção naval. A grande capacidade militar pode ser vista através de armaduras, peças de artilharia e na construção militar e naval.

A religião está presente em peças emblemáticas como o Padrão, marco institucional de soberania e de fé, e na vida dos homens que fizeram os Descobrimentos. Este é o caso de figuras religiosas aqui expostas, como a Santa Maria de África que acompanhou o Infante Dom Henrique na conquista de Ceuta, e o arcanjo São Rafael, protector de Vasco da Gama em todas as suas viagens marítimas.


Fonte: http://museu.marinha.pt/Museu/Site/PT/Exposicoes/ExposicaoPermanente/SaladosDescobrimentos.htm

Sem comentários: