quarta-feira, 18 de maio de 2011

Anta do Livramento

A ANTA DO LIVRAMENTO, mais conhecida por ANTA-CAPELA DE S. BRISSOS, por ser a localidade mais próxima deste monumento megalítico e por ter sido foi convertida em espaço sagrado, situa-se no concelho de Montemor-o-Novo.



Classificada como Monumento Nacional pelo Decreto n.º 41191, de 18 de Julho de 1957, este monumento megalítico não possui, actualmente, a sua morfologia original devido à sua “transformação” como Capela, no século XVII. Acede-se ao local pela estrada que liga o Escoural a São Brissos.


A Anta convertida em “ermida, toda caiada e com rodapé azul, ergue-se num cabeço povoado por frondosas azinheiras, perto de dois «montes». (Pires: 1975; 8) Da primitiva Anta existem vestígios misturados com a construção da Capela: “Os restos da anta, constituindo o átrio da ermida, encaram o N., e neste mesmo lado está rasgada a pequena porta rectangular que deve ocupar o espaço morto de um esteio desaparecido, provavelmente aquele que, tombado a poente, ali se vê, agora, a servir de banco para os romeiros.


Alguns esteios da câmara com altura aproximada de uns três metros e um troço da mesa de cobertura, tudo de granito, formam o átrio da ermida. Restos dispersos do primitivo corredor de dolmen ainda hoje se podem ver a nascente, parcialmente destroçados e cravados no terreno. O Altar-Mor da ermida, do lado sul, é uma construção cúbica moderna, de alvenaria.” (Pires: 1975; 9)

A Anta Capela de São Brissos é anualmente visitada pelas populações circundantes, durante a Segunda-Feira de Páscoa e Quinta-Feira da Ascensão.


Fonte: monumentos e ruínas que os indivíduos retiram elementos para darem ...
SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS E CENTROS DE INTERPRETAÇÃO, EM PORTUGAL – ALENTEJO E ALGARVE, de Patrícia Mareco

Sem comentários: