terça-feira, 17 de maio de 2011

Valverde

Valverde é uma pequena e típica povoação pertencente à também bonita freguesia de Nossa Senhora da Tourega, no encantador concelho de Évora, em pleno coração da vasta região Alentejana, no sopé da Serra de Monfurado. Toda a região apresenta importantes vestígios de ocupação humana desde remotos períodos, como se pode observar na magnífica Anta Grande do Zambujeiro de Valverde, a Anta maior que se tem conhecimento em toda a Península Ibérica, ou no Castro do Castelo do Geraldo.

Aqui viveu Geraldo Sem Pavor, um nobre nascido no Norte do País que partiu cedo para o Sul, nas lutas contra os Mouros, onde liderou um bando de salteadores. O seu grande feito deu-se por alturas da tomada de Évora aos Mouros pelo primeiro Rei Português, D. Afonso Henriques, em 1105, utilizando como base o “Castelo do Geraldo”.

Esta pacata povoação rural é caracterizada pelas suas ruas tradicionais Alentejanas de alvo casario animado com faixas coloridas que rodeiam janelas e portas. O seu maior orgulho patrimonial é o Convento de Bom Jesus de Valverde, também conhecido por Mitra de Valverde ou Colégio do Bom Jesus, constituído por uma Quinta com Paço Episcopal, construído em 1517, e uma bonita Capela renascentista. Após a extinção das Ordens Religiosas em meados do século XIX aqui foi instalado um Posto Agrário e a Escola Prática de Agricultura, funcionando hoje um Polo da Mitra da Universidade de Évora.

Sem comentários: