domingo, 22 de maio de 2011

Castelo do Giraldo

De entre os mais famosos sítios arqueológicos da região de Évora, desde há muito parte integrante das histórias populares e das "lendas" locais, merece destaque o Castelo do Giraldo, ocupado de forma interrupta e diacrónica desde o início do III milénio a.C., até à Idade Média.

Aparentemente este terá sido o reduto de Giraldo o Sem Pavor (um intrépido cavaleiro que em 01 de Dezembro de 1166 libertou a cidade de Évora de 451 anos de ocupação Islâmica), facto que ficou para sempre registado no imaginário e toponímia local.
O domínio visual de que goza este sitio permite ao visitante uma visão única sobre a planície central de Évora e relevos adjacentes sendo possível visualizar no horizonte a cidade de Évora, a Nascente, e Viana do Alentejo, a Sul.
As condições de visitabilidade deste sitio são bastante favoráveis e o acesso, através de Valverde, é simples e encontra-se bem sinalizado.
Tipo de Sitio:
Habitat
Ocupações:
Calcolítico; Bronze Antigo\Médio e Bronze Final; IIª Idade do Ferro; Época Medieval.

Materiais: Cerâmica de fabrico manual (incluindo bordos simples, bordos espessados e bordos almendrados; taças carenadas de perfil em S, taças tipo Atalaia, ornatos brunidos, digitações sobre cordão plástico); cerâmica de roda (bordos extrovertidos, asas de rolo, fundos planos côncavos e em pé de anel, cerâmica pintada); barro de cabana; percutores de quartzo; restos de talhe (quartzito, riolito, quartzo, silex, rochas siliciosas, xisto jaspóide e cristal de quartzo); lâminas sobre silex; pontas seta sobre silex, xisto jaspóide e cristal de quartzo; elementos de mó manual de vaivém (moventes e dormentes); contas de colar em xisto; braçal de arqueiro; punhal de Lingueta em Cobre.

Fonte: http://cartarqueologicaevora.blogspot.com/2008/07/o-castelo-do-giraldo-revisitado.html

 He o Castelo Giraldo na sua architectura parte fabricada pela natureza pois da parte dacidade lhe serve de muralha huma alta rocha que se levanta a prume e continua emcircuito supprindo as suas falta huma parede de pedra e barro da largura de três varas, etem de circuito trezentos passos, cercão a este Castello ordenados reductos, comofossos, desvelho de muralhas grandes penedos em rochas que juntos huns com outrosconstituem as suas muralhas. Ha tradição que neste Castello se fazia forte e refugiava ovalente e intrepido Giraldo coni seus companheiros de quem o Castello tomou o nome


Sem comentários: