quarta-feira, 20 de julho de 2011

ALMODOVAR



Almodôvar é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Beja, região do Baixo Alentejo, com cerca de 3 600 habitantes. É sede de um município com 775,88 km² de área e 7 163 habitantes (2009), subdividido em 8 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Castro Verde, a leste por Mértola, a sueste por Alcoutim, a sul por Loulé, a sudoeste por Silves e a oeste e noroeste por Ourique.


Almodôvar encontra-se assinalada na cartografia islâmica medieval sob o nome de "Al-Mudura", palavra que significa "a coisa em redondo" ou "cercada em redondo". A povoação foi reedificada à época da invasão muçulmana da península Ibérica, momento em que foi cercada por muralhas e edificado um castelo, cujos vestígios, no entanto, desapareceram.



À época da Reconquista cristã da península, pertenceu ao mestrado da Ordem de Santiago, com carta de foral concedida por Dinis de Portugal a 17 de abril de 1285. Através deste documento eram assegurados grandes privilégios, entre os quais "o de o povo não pagar portagem em parte nenhuma" nem "os gados da vila e seu termo pagarem montas" conforme assente no Livro de Regimento de Verdes e Montados.



Posteriormente, Manuel I de Portugal, em 1512 concedeu o Foral Novo à vila, confirmando e ampliando os privilégios concedidos por D. Dinis.

FONTE: WIKIPEDIA

Sem comentários: