terça-feira, 12 de julho de 2011

Arte Pastoril Alentejana





Assim se chama a exposição temporária que visitei este mês na Rua de Burgos em Évora. Ideal para quem desejar conhecer a cultura genuína do Alentejo, do pastor que se entretinha com os materiais que tinha à mão e que criava arte na cortiça, no chifre, na madeira...


Uma «manifestação ligada a horas de pesado isolamento de pastores de outras épocas, à sua criatividade e às matérias-primas que a natureza lhes oferecia», explica a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, uma das entidades organizadoras da exposição. Na mostra será possível ver peças utilitárias como as cornas, os canudos de ceifa, as caixas, as colheres, e outros utensílios de grande valor etnográfico, esculpidos pelo pastor que as decorava conforme a sua sensibilidade. A exposição integra peças do Museu Rural de Estremoz e de coleccionadores particulares do Alentejo.


A exposição conta com a colaboração da Câmara Municipal de Estremoz, Museu Rural de Estremoz e Casa do Povo de Santa Maria. Patente na Galeria da Casa de Burgos, das 09h00 às 12h30 - 14h00 às 17h30.


Sem comentários: