domingo, 10 de março de 2013

Exposição temporária "Riso: uma exposição a sério"




Está quase a terminar esta exposição... a 17 de Março! Tive o privilégio de a visitar duas vezes, porque nos tempos de hoje bem que preciso de rir ;)) 
 
 
Contudo, foram mais os momentos de prazer em apreciar arte do que riso, apesar da boa disposição na arte estar bem visível. 
 
 
Para quem ainda não a visitou aproveite agora os últimos dias, sei que vão abrir as portas do Museu da Eletricidade, excepcionalmente até à meia-noite!

 


Entretanto publico no blogue algumas fotografias da exposição, acompanhado do texto introdutório sobre a mesma, escrito pelos organizadores da mesma - a Fundação EDP e as Produções Fictícias:

A Fundação EDP apresenta no Museu da Eletricidade uma grande exposição dedicada ao riso. Organizada com as Produções Fictícias, “Riso: Uma Exposição a Sério” conta com pintura, desenho, instalações, vídeo, fotografia, escultura e performances, cinema, BD, programas de televisão, espectáculos, literatura, obras de artistas nacionais e internacionais, oriundas de alguns dos mais importantes museus e colecções particulares.


Comissariada por José Manuel dos Santos, João Pinharanda, Nuno Artur Silva e Nuno Crespo, este projeto parte de uma profunda investigação acerca dos dispositivos cómicos e humorísticos, tal como foram e são utilizados por diferentes protagonistas, em diferentes tempos e em diferentes áreas. 

“E porque nada é mais sério do que o riso, fazer uma exposição sobre este tema é, na nossa época, pensar criticamente a vida, o mundo, a sociedade”, refere José Manuel dos Santos, diretor Cultural da Fundação EDP. 

Da arte à história, da literatura ao cinema, da filosofia à teologia, da política à sociologia, da psicologia à medicina, a exposição conta com também com algumas obras inéditas encomendadas pela Fundação EDP especialmente para esta exposição “Riso: Uma Exposição a Sério” é composta quase meio milhar de obras de mais de 300 artistas e ocupa todo o piso de exposições do Museu da Eletricidade.

Fonte: Site da EDP - Museu da Electricidade.

Sem comentários: