quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Crocodilo do Zoo


Os crocodilos não possuem predadores naturais, por se tratar de um animal de topo na cadeia alimentar.  Os crocodilos, depois das aves, são os parentes mais próximos dos dinossauros actualmente. Tanto dinossauros quanto crocodilos evoluíram dos tecodontes.  Surgiram há 248 milhões de anos, aproximadamente. Apesar de não terem a mesma mobilidade que os dinossauros, já foram registados crocodilos que podem correr nas margens de rios a uma velocidade de até 16 km/h.

A principal arma do crocodilo é sua poderosa mandíbula recheada de dentes (podem chegar a 80). Essa impressionante explosão de energia pode perfurar o casco de tartarugas, uma das presas favoritas dos crocodilos. Apesar de ter muitos dentes, este réptil não mastiga o seu alimento. Os seus dentes não são alinhados adequadamente para a mastigação. Assim, ele arranca pedaços das vítimas girando o corpo e rasgando a pele da presa. Com a carne na boca, ele apenas engole ossos, pelos e cascos inteiros. 

Outro fator que impede que o crocodilo mastigue o seu alimento é que o músculo que abre a boca é bem mais fraco do que o músculo que a fecha. Essa composição favorece mordidas rápidas e enérgicas. Por isso é comum observar pesquisadores lidando com animais enormes controlados com somente uma fita adesiva enrolada na boca. O crocodilo pode abrir a sua boca num ângulo superior a 75º. Isso auxilia tanto na obtenção de calor nos seus “banhos de Sol”, assim como facilita na caça de animais de grande porte, como zebras, búfalos, gnus e até elefantes.

Fonte: wikipédia

Sem comentários: