terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Famel

Famel estacionada em Odemira
A FAMEL (Fábrica de Produtos Metálicos Ltda.) foi uma das maiores empresas de motorizadas de Portugal entre as décadas de 1960 e 1980. Sediada em Águeda, e com motores maioritariamente Zündapp, a Famel produziu inúmeros modelos que dominaram o mercado de vendas português por quase três décadas. O último modelo saiu em 1997, designado como Famel Electron

Com a entrada de Portugal na CEE, a empresa não resistiu à concorrência vinda da Europa, tendo decretado falência em 2002, após vários processos em tribunal, relativos a cobranças de dividas. Porém a falência da companhia alemã Zündapp em 1984 prejudicou a FAMEL, que dependia muito dos motores desta empresa, para o fabrico das suas motos. É, portanto, pós 1984 que a empresa portuguesa inicia um ciclo descendente. 

A motorizada mais emblemática que terá saído das linhas de montagem da FAMEL foi a Famel Xf17. Equipada com o motor Zündapp de 5 velocidades, 7.1 cv e refrigerada a ar ou água, esta motorizada teve o seu auge no final dos anos 1970 aos meados dos anos 1990. É considerada por muitos um mito, sendo actualmente alvo de grande procura para restauros. 

Também o modelo xf 21, que teve o seu auge no final da década de 1980 existia nas cores vermelho e em preto. Era uma motorizada robusta e bastante rotativa, tal como sua quase idêntica xf17, esta xf21 era equipada de carburador bing 21, motor Zündapp de 5 velocidades, e nas últimas edições da famel xf 21 já era constituída por volante electrónico que substituía os platinados.

Fonte: wikipédia.

Sem comentários: