segunda-feira, 22 de julho de 2019

Pantera do Zoo de Lisboa



Panthera (do grego πάνθηρ) é um felino que inclui animais bem conhecidos, como o tigre, o leão, a onça, o leopardo e o leopardo das neves. Todas as espécies do género possuem um osso hioide incompletamente ossificado, com a laringe tendo cordas vocais proporcionalmente maiores e cobertas por uma grandes almofada fibro-elástica, esta característica permite que todos os membros do género Panthera (com excepção do leopardo das neves), sejam capazes de rugir. 

A espécie mais antiga do género Panthera identificada até o momento é o jaguar europeu (Panthera gombaszoegensis), que viveu há cerca de 1,5 milhão de anos nas actuais Itália e Alemanha. A primeira espécie africana é a Panthera leo fossilis, uma espécie de leão com características de tigre, que habitou a África de Leste há 500 000 anos. 

Popularmente são chamadas de panteras três tipos de felinos: a pantera africana ou leopardo, a pantera americana ou onça e a pantera negra que na verdade pertence à mesma espécie do leopardo. Leões e tigres também estão incluídos no género mas são raramente chamados de panteras.


Fonte: Wikipédia

Sem comentários: