domingo, 4 de agosto de 2019

Rinoceronte branco


O rinoceronte-branco (nome científico: Ceratotherium simum) ou rinoceronte de lábios quadrados é o maior dos rinocerontes, família de mamíferos perissodáctilos. Difere-se do rinoceronte-negro não exactamente pela cor (ambas espécies são acinzentadas) e sim pelo formato de seus lábios. O rinoceronte branco consistia em duas subespécies: o rinoceronte branco do sul é a mais abundante, com uma população estimada em 21.077 indivíduos em 2015, e o rinoceronte branco do norte, que é muito mais raro, sendo que em 2018, morreu o último rinoceronte-branco do norte macho, ficando apenas duas fêmeas da subespécie.


Apesar do nome, sua pele é escura e lisa. A explicação para o nome de rinoceronte-branco, "white rhinoceroses" em inglês, é originária da África do Sul quando a língua afrikaans se desenvolveu a partir do holandês. A palavra do afrikaans "wyd" (derivada do holandês "wijd"), significa largo ou "wide" em inglês, referindo-se a boca larga do rinoceronte. Os primeiros colonizadores britânicos na região interpretaram a palavra "wyd" por "white". A partir de então, o rinoceronte da boca "larga" foi chamado de rinoceronte-branco, enquanto que o rinoceronte da boca "estreita" ou "narrow pointed", foi chamado de rinoceronte-negro. A boca "larga" é adaptada para comer grama rasteira, a boca "estreita" é adaptada para comer as folhas dos arbustos. Essa seria a explicação do nome do rinoceronte-branco, espécie que pude conhecer melhor no Zoo de Lisboa.


A espécie tem uma distribuição geográfica descontínua. A subespécie C. s. cottoni ocorria no sul do Chade, no leste da República Centro-Africana, sudoeste do Sudão, nordeste da República Democrática do Congo e noroeste de Uganda. O C. s. simum ocorria no sul da África, no sudeste de Angola, possivelmente no sudoeste da Zâmbia, centro e sul de Moçambique, Zimbábue, Botsuana, leste da Namíbia e norte e leste da África do Sul. O rinoceronte habita nas zonas descampadas e planas da África, comparado às outras espécies, é pacato e inofensivo.


O rinoceronte branco é a maior das cinco espécies existentes de rinocerontes.  Tem um corpo maciço e uma cabeça grande, um pescoço curto e grosso. O comprimento total da espécie é de 3,7 a 4 m nos machos, que pesam 3.600 kg em média, e 3,4 a 3,65 m nas fêmeas relativamente mais leves com 1.700 kg, com a cauda tendo mais de 70 cm, a altura no ombro varia de 1,70-1,86 m no macho e 1,60-1,77 na fêmea, o tamanho máximo que a espécie é capaz de atingir não é definitivamente conhecido, espécimes de até 3.600 kg já foram registados, sendo que o maior espécime tinha cerca de 4.530kg . No focinho possui dois chifres, que são feitos de queratina endurecida, o que os difere dos chifres existentes nos bovídeos. O chifre dianteiro é maior, e tem uma média de 60 cm de comprimento, atingindo até 150 cm, mas apenas em fêmeas. O rinoceronte branco também possui uma corcunda notável na parte de trás do pescoço, cada uma de suas quatro patas são dotadas de três dedos. A cor do corpo varia de castanho amarelado a cinza, os únicos pelos de seu corpo estão presentes nas orelhas e na cauda. As orelhas são capazes de se mover de forma independente para captar melhor os sons do ambiente, seu olfacto é relativamente aguçado e os rinocerontes brancos possuem as mais largas narinas de todos os animais terrestres. 

Fonte: Wikipédia

Sem comentários: