quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Laranjeiras

A laranja é o fruto produzido pela laranjeira (Citrus x sinensis), uma árvore da família Rutaceae. Este é um fruto híbrido, criado na antiguidade a partir do cruzamento do pomelo com a tangerina.

O sabor da laranja varia do doce ao levemente ácido. Frequentemente, esta fruta é descascada e comida ao natural, ou espremida para obter sumo - E não há melhor sumo como o das laranjeiras do meu quintal!. A casca exterior pode ser usada também em diversos pratos culinários, como ornamento, ou mesmo para dar algum sabor.
A laranja doce foi trazida da China para a Europa no século XVI pelos portugueses. É por isso que as laranjas doces são denominadas "portuguesas" em vários países, especialmente nos Balcãs (por exemplo, laranja em grego é portokali e portakal em turco), em romeno é portocala e portogallo com diferentes grafias nos vários dialectos italianos .
A sua flor simboliza a pureza, é por isso que antigamente as noivas levavam sempre um ramo de flor de laranjeira, que também cheira muito bem!

Fonte: Wikipédia.

Sem comentários: