quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Luxemburgo


Luxemburgo é a capital do Grão-Ducado do Luxemburgo, país que conheço desde 2009, por motivos pessoais. Este pequeno país situado na Europa Ocidental, fascina-me por estar no centro de vários países, ao contrário do Portugal periférico, o que me possibilita passear tão facilmente entre a Bélgica, a França e Alemanha.
O Luxemburgo tem uma população de menos de meio milhão de pessoas, numa área de aproximadamente 2.586 quilómetros quadrados, e ouvir o português é algo natural neste país ( país trilingue, onde o alemão, o francês e o luxemburguês são línguas oficiais) , uma democracia representativa parlamentar com um monarca constitucional, e que é governado por um Grão-Duque.

Luxemburgo é membro fundador da União Europeia, NATO, OCDE, Nações Unidas, Benelux e da União da Europa Ocidental, o que reflecte o consenso político em favor da coesão económica, política e integração militar.
A cidade de Luxemburgo, a capital e maior cidade, é sede de várias instituições e organismos da União Europeia.O país tem uma economia altamente desenvolvida, com o maior Produto Interno Bruto per capita no mundo, de acordo com o FMI e o BM.
Fonte: Wikipédia

Sem comentários: