segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Azulejos de São Bento de Cástris I

O mosteiro de São Bento de Cástris recebeu painéis de azulejos em diversos momentos da sua história. Do século XVI, destaca-se o painel de majólica "Anunciação" atribuído a Francisco Niculoso. A sua datação (1501-1525) permite incluí-lo na campanha de obras da época de D. Manuel, já referida, devendo provavelmente ter sido Clocado após a conclusão do claustro, completado nos primeiros anos da década de 1520.

A cena encontra-se enquadrada por estrutura arquitectónica de feição renascentista, decorada com grotescos. Do lado esquerdo e sob um dossel, a Virgem aponta para um livro que se encontra sobre uma mesa, enquanto o anjo segura com uma mão um báculo e com a outra aponta para uma filactera com a inscrição "Ave Gratia". Surge, ainda, a pomba do Espírito Santo. A cena parece desenrolar-se numa loggia, da qual vemos o muro e colunas. A construção arquitectónica, perspectivada em conjunto com a paisagem representada ao fundo, cria uma sensação de profundidade, ainda que a perspectiva apresente algumas deficiências. A policromia, pautada por amarelos, laranjas, verde e manganês, contribui para a riqueza harmoniosa do conjunto.

O século XVII terá sido fértil em encomendas, como se pode inferir pelos painéis que subsistiram e pela informação documental, enquadrando-se no período de reorganização das casas cistercienses, que coincide com uma fase de consolidação patrimonial. Ainda in situ, são de destacar os painéis de tipo "tapete", com padrão de maçaroca do antigo refeitório, datados de 1654 e o painel do coro de baixo, com a inscrição "DONA ANNA DEALMEIDA SENDO SACRISTAÃMA NDOU FAZER ESTA [O]BRA AS (…) 16 (…)".

Do segundo quartel do século XVIII, são os azulejos da Capela de Nossa Senhora do Rosário, apresentando episódios da vida da Virgem, objecto de particular devoção dos cistercienses. Da esquerda para a direita, podemos observar cinco momentos da vida da Virgem: Adoração dos Pastores, Consagração da Virgem ao Templo, Anunciação, Esponsais da Virgem e São José e Visitação.


TERESA VERÃO Os Azulejos do Mosteiro de São Bento de Cástris in CENÁCULO Boletim on line do Museu de Évora | n.º 4 | Outubro 2010 - http://museudevora.imc-ip.pt/pt-PT/Boletim/numero4/ContentDetail.aspx?id=352

Sem comentários: