quinta-feira, 15 de novembro de 2012

CONVENTO SÃO BENTO DE CÁSTRIS I

Com origem incerta, o mosteiro terá sido integrado na Ordem de Cister cerca de 1274, havendo anteriormente indícios da existência de um recolhimento. A primeira igreja do cenóbio foi sagrada em 1328, sendo que das primitivas estruturas já pouco resta. Das reformas efectuadas no século XVI, destacam-se a igreja actual e a intervenção no claustro. No século XVII, são alterados e edificados diversos espaços9. No século seguinte já não assistimos a um tão grande esforço construtivo, sendo de destacar as intervenções efectuadas na igreja, a nível de renovação de retábulos e azulejos, que em seguida veremos com mais atenção.





Entre os episódios que marcaram a história deste cenóbio destacam-se o famoso assassínio da abadessa D. Joana Peres Ferreirim, ocorrido nos tumultos de 1383-1385 e relatado por Fernão Lopes10 na crónica de D. João I. Em 1531, o mosteiro foi visitado e reformado pelo abade de Claraval, Dom Edme de Saulieu. Desta visita resultou o relato do seu secretário Claude Bronseval11, que nos descreve a viagem e a situação deste e de outros mosteiros cistercienses, num contexto de afastamento em relação a Claraval. Esta situação teve o seu desfecho com a constituição, em 1567, da Congregação Cisterciense de São Bernardo de Alcobaça, que consagrou a autonomia formal dos cistercienses portugueses, marcando uma nova fase de crescimento. Em 1808, o mosteiro é alvo do ataque e pilhagem das tropas do General Loison, tendo sido possível debelar o incêndio que então deflagrou.

Apesar da legislação vintista, nomeadamente, dos decretos de 5 de Agosto de 1833, onde se estipulava a proibição de admissões ao noviciado ou a obtenção de ordens sacras nas ordens, a casa monástica logrou resistir até 1890, data da morte da última freira, a madre abadessa Joana Isabel Baptista.

FONTE: TERESA VERÃO Os Azulejos do Mosteiro de São Bento de Cástris in CENÁCULO Boletim on line do Museu de Évora | n.º 4 | Outubro 2010 - http://museudevora.imc-ip.pt/pt-PT/Boletim/numero4/ContentDetail.aspx?id=352

Sem comentários: