O conjunto mais relevante encontra-se na igreja. O ciclo de São Bernardo é composto por dezanove painéis, a que foram adicionados outros dois, numa intervenção de conservação e restauro, pela Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) - actual Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), cerca de 1955.
São Bernardo, Tentação de São Bernardo, Tentações de São Bernardo, Vitória sobre as Tentações, São Bernardo entra no Mosteiro de Císter, São Bernardo em Císter, Fundação do Mosteiro de Claraval, O Mosteiro de Claraval recebe uma esmola, Milagre (painel de 1955), Conversão de Guilherme da Aquitânia, Amplexus, Concílio de Liège, Milagre (painel de 1955), Lactação, Saudação da Virgem a São Bernardo, Milagre de São Bernardo, Cura Milagrosa de São Bernardo, painel ornamental.
Os painéis, azuis e brancos, são enquadrados por ricas cercaduras polícromas com decoração rococó, que combinam o amarelo e manganês, o verde e o azul, onde surgem já alguns elementos neoclássicos, nomeadamente, pilastras em trompe-l’oeil, apontando para o rococó final.
Ainda que não seja fornecida uma data em concreto, foi possível situar a encomenda entre os anos de 1782-1785. Este facto assume o maior relevo, se tivermos em conta o contexto em que a encomenda foi efectuada. De facto, integra-se numa campanha de renovação geral do cenóbio19, que se verifica após a extinção do mosteiro ocorrida em 1775 e revogada em 1777. Após o regresso da comunidade, desencadeiam-se uma série de obras, renovações e aquisições que se vão estender ao longo de mais de dez anos e que se estende a todos os aspectos do templo e aos mais diversos espaços dentro da cerca monástica.
Assim sendo, o conjunto azulejar pode ser integrado numa campanha de renovação material que pretende reafirmar a comunidade de novo reerguida.
Os azulejos relatam episódios da vida de São Bernardo, conhecidos das religiosas, uma vez que se encontram narrados na Crónica de Císter, de Frei Bernardo de Brito.
TERESA VERÃO Os Azulejos do Mosteiro de São Bento de Cástris in CENÁCULO Boletim on line do Museu de Évora | n.º 4 | Outubro 2010 - http://museudevora.imc-ip.pt/pt-PT/Boletim/numero4/ContentDetail.aspx?id=352
Sem comentários:
Enviar um comentário