quinta-feira, 17 de outubro de 2013

IGREJA DE SANTIAGO

As duas torres sineiras, morada de ninhos de cegonha, e a fachada principal, com um pórtico de mármore de frontão curvo, dominam a paisagem da cidade, quando vista do Sado. De origem medieval, construída no século XVI para responder aos fiéis, a ermida ganha a forma actual por ordem de D. João V, na qualidade de Grão-mestre da Ordem de Santiago, no século XVIII.
A Igreja de Santiago de Alcácer do Sal ergue-se numa plataforma imponente com uma grande escadaria. O exterior, sóbrio, despojado e rectilíneo, contrasta com a riqueza do interior, onde se destacam as pinturas, a talha e os painéis de azulejos. O templo, constituído por uma só nave de grandes proporções, tipicamente setecentista, é ladeado pelos arcos das capelas de inspiração maneirista e barroca.
Os azulejos, constituídos por duas faixas, foram atribuídos a Teotónio dos Santos, que aí trabalhou na segunda década do século XVIII. Na faixa interior, os painéis contam a vida do Apóstolo Tiago, na de cima, desenrolam-se as cenas da vida da Virgem. Os azulejos continuam nos lados da capela-mor, mostrando São Tiago a ser ordenado cavaleiro de Cristo e no altar-mor figuram também duas imagens do patrono desta igreja. O fundo do altar é todo ele ocupado pela pintura de São Tiago a cavalo, com os mouros vencidos a seus pés, atribuída a Pedro Alexandrino e à esquerda outro painel mostra São Tiago peregrino, caminhando com o bordão e segurando o livro sagrado.

FONTE:http://www.cm-alcacerdosal.pt/PT/Concelho/Patrimonio/PatrimonioArquitectonico/Religioso/Paginas/IgrejadeSantiago.aspx

Sem comentários: