quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Vida humana



A vida humana é um sonho, outros o disseram antes de mim, mas esta ideia segue-me por toda a parte. Quando penso nos estreitos limites que circunscrevem as faculdades do homem, a sua actividade e a sua inteligência, quando vejo que esgotamos todas as nossas forças em satisfazer necessidades e que essas necessidades apenas tendem a prolongar a nosssa existência miserável, que a nossa tranquilidade a respeito de muitas questões não passa de uma resignação fundada em reservas, semelhante à dos prisioneiros que tivessem coberto com variadas pinturas e perspectivas risonhas as grades da sua prisão; ora tudo isto, meu amigo, me torna mudo. Meto-me dentro de mim e encontro aí um mundo, mas antes em pressentimentos e em desejos sombrios que em realidades e acções, e então tudo vacila ante mim, e sorrio, e penetro mais no universo sempre a sonhar.  

GOETHE, J. W., Werther, Editorial Verbo, Lisboa, s.d., p. 16.

Sem comentários: