quarta-feira, 13 de maio de 2015

Etternach

   
Echternach é uma comuna de Luxemburgo com status de cidade, pertencente, pertencente ao distrito de Grevenmacher e ao cantão de Echternach. Echternach cresceu junto das muralhas da Abadia de Echternach, a qual foi fundada no ano de 698 por Santo Willibrord, um monge do Reino de Nortúmbria, que se tornou o primeiro bispo de Utrecht e trabalhou para cristianizar os frísios. Como bispo, ele dirigiu o monastério como abade até sua morte, em 739. É em sua honra que a procissão de Echternach ocorre anualmente no dia de Pentecostes.

O rio Sauer que corre a cidade divide atualmente Luxemburgo da Alemanha, mas à época do Império Romano e dos Merovíngios não era uma marca de fronteira. Em 1975, foram descobertos traços de um vilarejo romano em Echternach, que era parte do arcebispado de Trier (hoje Alemanha) e foi presenteado a Willibrord por Irmina, filha de Dagoberto II. Outras partes da herança romana dos Merovíngios foram doadas à Abadia por Pepino, o Breve.

Echternach continuou a ter patrocínio real através de Carlos Magno. Embora os monges tenham sido substituídos por cónegos do bispo de Trier entre 859 e 971 e as construções de Willibrord tenham sido incendiadas em 1017, a basílica românica com torres simétricas ainda abriga a tumba dele e sua cripta.
Adquiriu o status de cidade por volta de 1236. A Abadia foi reconstruída em estilo barroco em 1737. Os monges dispersaram-se em 1797, e as posses do mosteiro, incluindo sua famosa biblioteca, foram leiloadas. Alguns dos primeiros manuscritos da Abadia estão na Biblioteca Nacional da França, em Paris. 

Fonte: Wikipédia.

Sem comentários: