terça-feira, 12 de maio de 2015

Genth




A indústria têxtil, originalmente estabelecida em Bruges, criou em Gante a primeira zona industrial da Europa na Alta Idade Média. A rota mercantil era extremamente desenvolvida para época, uma vez que a lã era importada de Inglaterra. Este foi um dos motivos para o bom relacionamento entre a Flandres e a Inglaterra durante este período. No entanto, o comércio com a Inglaterra sofreu significativamente com a Guerra dos Cem Anos.

No século XIV a cidade recuperou parte da sua prosperidade anterior, enquanto a Flandres se encontrava unida com as províncias vizinhas sob o poder dos duques de Borgonha. Contudo, elevadas taxas de imposto conduziram a um rebelião das populações e resultaram na Batalha de Gavre, na qual Gante sofreu uma terrível derrota às mãos de Filipe o Bom. Por volta desta época, o centro gravitacional dos Países Baixos transferiu-se progressivamente da Flandres (Bruges-Gante) para o Brabante (Antuérpia-Bruxelas).

As guerras religiosas dos finais do século XVI e durante o século XVII, mergulharam a cidade em devastação: Gante tornou-se a república Calvinista até à chegada do exército espanhol, altura em que foi restaurado o Catolicismo. As guerras encerraram o papel de Gante como centro internacional.

Nos sécs. XVIII e XIX, Gante recuperou alguma da sua indústria têxtil. Lieven Bauwens introduziu a primeira máquina de tecer mecânica da Europa continental, da qual havia contrabandeado as plantas originais de Inglaterra em 1800. Na cidade foi assinado, em 1812, o Tratado de Gante, que pôs fim à Guerra Anglo-Americana.

Após a Batalha de Waterloo, Gante tornou-se parte integrante do Reino Unido dos Países Baixos durante 15 anos. Neste período estabeleceu a sua primeira universidade (1817) e uma nova ligação com o mar (1824-27).

FONTE wikipédia

Sem comentários: