quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Túmulo de D. Maria I


Maria Francisca Isabel Josefa Antónia Gertrudes Rita Joana de Bragança (Lisboa, 17 de Dezembro de 1734 — Rio de Janeiro, 20 de Março de 1816) foi Rainha de Portugal entre 1777 a 1816, sucedendo ao seu pai, El-Rei José I. D. Maria foi, antes de assumir o trono, Princesa do Brasil, Princesa da Beira e duquesa de Bragança.

D. Maria nasceu a 17 de Dezembro de 1734 no Paço da Ribeira, em Lisboa, Portugal. Quando o seu pai subiu ao trono em 1750 como D. José I, Maria tornou-se sua herdeira presuntiva e recebeu os títulos tradicionais de Princesa do Brasil e Duquesa de Bragança.

A continuidade dinástica da Casa de Bragança ficou assegurada com o seu casamento com o tio Pedro de Bragança. O casamento foi realizado no Palácio de Nossa Senhora da Ajuda, em Lisboa, a 6 de Julho de 1760. Tiveram quatro filhos e três filhas.

Incapacitada, D. Maria viveu no Brasil por oito anos, sempre em estado infeliz. A rainha morreu no Convento do Carmo, no Rio de Janeiro, em 20 de Março de 1816, aos 81 anos de idade. Após as cerimónias fúnebres, seu corpo foi sepultado no Convento da Ajuda, no Brasil. Com a sua morte, o Príncipe Regente João foi aclamado Rei de Portugal, Brasil e Algarves.

Em 1821, após o retorno da Família Real para Portugal, seus restos mortais foram transladados para Lisboa e sepultado no mausoléu na Basílica da Estrela, igreja que a rainha mandou erguer.

Fonte: Wikipédia.

Sem comentários: