sábado, 10 de setembro de 2016

Forte de S. João


O Castelo de São João do Arade, ou Castelo de Ferragudo também conhecido como Forte de São João do Arade ou simplesmente Castelo do Arade, localiza-se no Algarve, na vila e freguesia de Ferragudo, concelho da Lagoa, distrito de Faro, em Portugal.
Em posição dominante sobre a povoação e a foz do rio Arade, a sua elevação separa duas praias: a Praia da Angrinha e a Praia Grande. Cooperava com o Forte de Santa Catarina, que lhe era fronteiro em Portimão, na defesa do estuário do rio.

A primitiva fortificação do local remonta a uma torre de vigia erguida sob o reinado de D. João II (1481-1495). Posteriormente, quando a vila de Ferragudo foi fundada (1520), acredita-se que tenha sido cercada por um muro defensivo erguido sobre os vestígios de outro, mais antigo, que remontaria à época da construção da torre de vigia.

De acordo com o relatório de Alexandre Massai, a muralha ainda existia em 1621, uma vez que ali se refere "um sítio cercado chamado Ferragudo" (Descripção do Reino do Algarve…, 1621).
Visando a defesa daquele estuário, antes da povoação, a jusante, sobre uma elevação rochosa, foi erguido um baluarte artilhado, por volta de 1643.
A força dos elementos (marés e temporais), culminando com um violento temporal em 1669, causaram severos danos ao baluarte.
Reparada, em 1754, numa inspeção efetuada pelo Governador do Reino do Algarve, D. Rodrigo António de Noronha e Meneses, a fortificação foi considerada em perfeito estado de conservação. Apresentava então duas baterias de artilharia:
  • a Bateria Baixa, artilhada com três peças;
  • a Bateria Alta, artilhada por quatro.

Após a Convenção de Évora Monte, o forte entrou em decadência. Ao final do século XIX foi utilizado como salão literário sob a evocação de São João Baptista. Foi posteriormente vendido em hasta pública pela quantia de 600$000 réis.
No início do século XX, na qualidade de propriedade particular, o poeta Joaquim José Coelho de Carvalho promoveu-lhe extensas obras de adaptação como residência, que lhe deram a atual conformação.
Actualmente propriedade de Vasco Pereira Coutinho foi classificado pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) desde 1975.
Encontra-se bem preservado, com um amplo jardim muralhado desde a Praia da Angrinha até à Praia Grande. Comporta ainda uma ampla residência com vários conjuntos de muralhas, em diversos planos.

Fonte: Wikipédia.

Sem comentários: