quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Igreja de S.João de Deus



A igreja e cripta de São João de Deus faziam parte integrante do extinto convento da Ordem dos Irmãos Hospitaleiros, construído para cabeça dessa ordem em Portugal, na então vila de Montemor-o-Novo, num local próximo da casa onde terá nascido o Santo.  O templo já estava concluído em 1643, data em que com chancela de Urbano VIII, de 23 de Outubro, foi concebido jubileu de indulgência plenária, a quem o visitasse com fins piedosos e assistenciais.

Arquitectonicamente a igreja é um exemplar notável da arte portuguesa do século XVII, conciliando uma enorme austeridade exterior e funcionalidade no entendimento do espaço, tão característico da arquitectura chã, utilizando a terminologia de Kubler, com a riqueza decorativa do interior, conseguida através da talha barroca e rococó, dos painéis de azulejo, do tipo padrão, polícromos e da pintura mural do tecto, numa ligação tão cara à arte portuguesa.

A fachada, de grande simplicidade apresenta portal de mármore cronografado de 1652, coroado por frontão interrompido e encimado por janelão, que com certeza se deve a campanha de obras do século XVIII. Duas torres rectangulares, cujos remates piramidais são revestidos por azulejos azuis e brancos, ladeiam a fachada.

A igreja apresenta uma só nave e seis capelas laterais, três de cada lado, pouco profundas; grande arco triunfal abre para cruzeiro de acesso á capela - mor. A cobertura da nave é feita por abóbada de berço e o cruzeiro apresenta uma cúpula com lanternim, para reforçar a iluminação da zona do altar-mor.

A cripta de S. João de Deus, local onde a tradição afirma ter nascido este santo, faria parte da sua casa, situada na Rua Verde, encontra-se incorporada nos anexos da igreja e situa-se por baixo da sacristia. A cripta mantém elementos arquitectónicos daquele período, nomeadamente portal em granito, de arco quebrado assente em capitéis fitomórficos, que daria acesso directo à rua.
A igreja, actual matriz de Montemor-o-Novo, e os seus anexos, encontram-se separados do edifício conventual, hoje Biblioteca Municipal e Galeria de Exposições, após as devidas adaptações funcionais.
Ana Maria Borges / DRCA / 31 de Outubro de 2007

Fonte: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/72321

Sem comentários: