quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

BEJA


Beja é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Beja, na região do Baixo Alentejo, sedia a Diocese de Beja, com 21 658 habitantes. É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1 147,14 km² de área e 34 387 habitantes (2008), subdividido em 18 freguesias. 

O município é limitado a norte pelos municípios de Cuba e Vidigueira, a leste por Serpa, a sul por Mértola e Castro Verde e a oeste por Aljustrel e Ferreira do Alentejo.

Crê-se que a cidade foi fundada, cerca de 400 a.C., pelos Celtas. Como Pax Julia, durante o domínio romano, foi sede de um conventus (circunscrição jurídica) pouco depois da sua fundação, teve direito itálico e esta cidade albergou uma das quatro chancelarias da Lusitânia, criadas no tempo de Augusto.

A sua importância é atestada pelo facto de por lá passar uma das vias romanas. Os Alanos, Suevos e os Visigodos dominaram esta cidade depois da queda do Império Romano, tornando-a sede de bispado.


Do século VIII ao ano de 1162, esteve sobre a posse dos Árabes, designadamente no domínio dos Abádidas do Reino Taifa de Sevilha. Aqui nasceu o Príncipe Al-Mutamid,o célebre Rei-poeta, dedicou muitas das suas obras ao Amor a donzelas,e também a mancebos homens.

No referido ano os cristãos reconquistam definitivamente a cidade.

Recebeu o foral em 1524 e foi elevada a cidade em 1517. Criado pelo Rei D. Afonso V de Portugal em 1453, o título de Duque de Beja foi atribuído ao segundo filho varão, até à instituição da Casa do Infantado, em 1654, pelo Rei D. João IV, tendo-o como base.

Fonte: Wikipédia

Sem comentários: