quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PIODÃO

Piódão é a freguesia portuguesa mais longínqua do concelho de Arganil, com 36,36 km² de área, esta aldeia possui apenas 224 habitantes (2001) e uma densidade: 6,2 hab/km².

A aldeia, de Piódão, situa-se numa encosta da Serra do Açor. As habitações possuem as tradicionais paredes de xisto, tecto coberto com lajes e portas e janelas de madeira pintada de azul. O aspecto que a luz artificial lhe confere, durante a noite, conjugado pela disposição das casas fez com que recebesse a denominação de “Aldeia Presépio”. Os habitantes dedicam-se, sobretudo, à agricultura, à criação de gado (ovelhas e cabras), à apicultura e ao turismo.

O conjunto arquitectónico da povoação forma uma das aldeias históricas protegidas. Com efeito, recebeu, nos anos 80, o galo de prata, condecoração atribuída à aldeia mais típica de Portugal. Classificação que bem merece! Gostei muito de passear pelas suas ruas, que quase pareciam pequenos corredores (só as motas é que lá passam), a subir e descer. O que tive pena foi de não ter visto o verde ao redor que a carateriza, por ter sofrido recentemente um fogo na envolvente desta aldeia que vai subindo a encosta.

Fonte: Wikipédia.

Sem comentários: