terça-feira, 2 de setembro de 2014

Procuradoria Geral da República - Palácio Palmela

A Procuradoria-Geral da República é o órgão superior do Ministério Público. As negociações tendentes à aquisição do imóvel desta instituição actual, o Palácio Palmela, pelo Ministério da Justiça foram iniciadas durante a permanência do Dr. António de Almeida Santos no cargo de ministro da Justiça, sendo procurador-geral o conselheiro Eduardo Augusto Arala Chaves.

Nas negociações diversas, acabou por se incluir no valor global da aquisição algumas valiosas peças de recheio: duas estátuas em mármore de Carrara sobre peanha rotativa, também em mármore, do século XIX, da autoria do escultor francês Guilhaume, que se encontram no vestíbulo de entrada do Palácio; um lanternim em bronze, também do século XIX, igualmente colocado no vestíbulo; um armário holandês do século XVII, de carvalho, entalhado; uma escrivaninha francesa em estilo império, de madeira exótica, com metal dourado; duas grandes consolas em madeira pintada e dourada, com espelhos da época; diversos armários; dois grandes lustres ingleses de cristal de fins do século XVIII, e cinco quadros a óleo sobre tela da escola espanhola do século XVII (precursores de Velázquez), representando personagens da época (retratos de D. Francisco de Sousa, capitão da guarda de el-rei o cardeal D. Henrique, D. Francisco de Sousa, trinchante de el-rei D. Sebastião, D. Maria Barreto, morgada dos Barretos de Tavira, D. Luísa de Meneses e um cavaleiro montado). 
 

A escritura de compra e venda teve, finalmente, lugar no dia 19 de Agosto de 1977, no 15.° Cartório Notarial de Lisboa. Ao findar o 1.° trimestre de 1981, o Palácio Palmela constituía um deleite para os olhos mais ávidos do belo, sem nenhuma ofensa às suas anteriores estruturas e belezas. Os mais receosos interrogavam-se apenas sobre se a parte de construção civil não viria a revelar defeitos não aparentes e se os dois pisos superiores não viriam a acusar sequelas das suas antiquadas estruturas.  A 18 de Maio de 1982 fez-se, finalmente, a inauguração solene das novas instalações da Procuradoria-Geral da República, com as presenças do Presidente da Republica, do Presidente da Assembleia da Republica, do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, do Primeiro-Ministro, do Ministro da Justiça e de outros membros do Governo, de representantes do general CEMGFA e de S. E. o Cardeal-Patriarca de Lisboa, de representantes da família Palmela e dos obreiros da maravilhosa recuperação conseguida. 

Fonte: Site da Procuradoria Geral da República Portuguesa.

Sem comentários: