domingo, 17 de abril de 2011

FADO NO LUXEMBURGO


Numa sexta-feira à noite, desloquei-me a uma pequena vila perto da capital para conhecer um restaurante típico português (que saudades que já tinha da nossa comidinha!) e ouvir fados! Coisa que não faço cá no nosso país! Estas são as pequenas vantagens de estarmos lá fora, ligamos mais à nossa raíz... E curiosamente, nesse dia estava a dar na televisão uma tourada no Redondo!


Conheci elementos da comunidade portuguesa: o trabalhador que só trabalha para enriquecer e pouco goza a vida; o estagiário que foi à aventura mas que ficou lá a trabalhar, o pai de filhos que diz que o luxemburgo só é bom para passear mas ele vive lá..., desaconselhando-me de sair de Portugal, o fadista que de tão cantar para ganhar uns trocos estava sem voz neste pequeno encontro de amigos, etc. etc. Conhece-se de tudo um pouco quando se confaterniza!

Apreciei os estrangeiros que gostam de conviver com a nossa comunidade e que se sentem em casa! Em todo o lado os portugueses fazem sempre amigo, porque será?

Também em 2010 conheci neste restaurante e vida dura de emigrante (isto porque o restaurante, por cima tinha quartos para alugar), que há portugueses que vão para o Luxemburgo trabalhar, renegando quase condições básicas de o conforto mas que ao fim do dia convivem entre si no café.

Sem comentários: