domingo, 24 de abril de 2011

Vasco da Gama

Vasco da Gama (Sines, c. 1460 ou 1469 — Cochim/Índia, 24 de Dezembro de 1524), navegador e explorador português na Era dos Descobrimentos, destacou-se por ter sido o comandante dos primeiros navios a navegar directamente da Europa para a Índia, na mais longa viagem oceânica até então realizada, superior a uma volta completa ao mundo pelo equador. No fim da vida foi governador da Índia portuguesa, com o título de vice-rei.


Vasco da Gama era filho de Estêvão da Gama, que em 1460 era cavaleiro da casa de D.Fernando de Portugal, Duque de Viseu e alcaide-mor de Sines. Pouco se sabe do início da vida de Vasco da Gama, que terá estudado em Évora, onde poderá ter aprendido matemática e navegação. É evidente que Vasco da Gama conhecia bem a astronomia, e é possível que tenha estudado com o astrónomo. Em 1492, o rei D. João II enviou Vasco da Gama ao porto de Setúbal, a sul de Lisboa e ao Algarve para capturar navios franceses, em retaliação por depredações feitas em tempo de paz contra a navegação portuguesa - uma tarefa que o Vasco da Gama executou rápida e eficazmente.

Manuel I de Portugal confiou a Vasco da Gama o cargo de capitão-mor da frota que, num sábado 8 de Julho de 1497, zarpou de Belém em demanda da Índia. Era uma expedição essencialmente exploratória que levava cartas do rei D. Manuel I para os reinos a visitar, padrões para colocar, e que fora equipada por Bartolomeu Dias com alguns produtos que haviam provado ser úteis nas suas viagens, para as trocas com o comércio local. Vasco da Gama iniciou a viagem de regresso a 29 de Agosto de 1498. Apenas duas das embarcações que partiram do Tejo conseguiram voltar a Portugal, chegando, respectivamente em Julho e Agosto de 1499.

Vasco da Gama contraiu malária em Goa. Veio a falecer na cidade de Cochim, na véspera de Natal em 1524. Foi sepultado na Igreja de São Francisco (Cochim). Em 1539 os seus restos mortais foram transladados para Portugal, mais concretamente para a Igreja de um convento carmelita, conhecido actualmente como Quinta do Carmo (hoje propriedade privada), próximo da vila alentejana da Vidigueira, como conde da Vidigueira de juro e herdade (ou seja a si e aos seus descendentes) desde 1519.

Aqui estiveram até 1880, data em que ocorreu a trasladação para o Mosteiro dos Jerónimos, construído logo após a sua viagem, com os primeiros lucros do comércio de especiarias, ficando ao lado do túmulo de Luís Vaz de Camões.

Fonte: "http://pt.wikipedia.org/wiki/Vasco_da_Gama"

Sem comentários: