domingo, 7 de agosto de 2011

ESTEVA

A esteva (Cistus ladanifer) é uma espécie de planta com flores da família Cistaceae. (Nome comum: Esteva; Estêva; Ládano; Lábdano; Roselha; Xara).


É nativa da parte ocidental da região mediterrânica, crescendo espontaneamente desde o sul de França a Portugal e no noroeste de África. O nome do género da esteva - Cistus - tem a ver com o facto de os seus frutos serem cápsulas globosas com 7 a 10 compartimentos.



Etimologicamente vem do grego "ciste", que significa caixa, cesto. É um arbuso que atinge 1-2,5 m de altura e de largura. As folhas são persistentes, lanceoladas, com 3–10 cm de comprimento e 1–2 cm de largura, verde escuro na face superior e mais claro na inferior. As flores têm 5–8 cm de diâmetro, com 5 pétalas brancas finas, normalmente com um ponto vermelho a castanho na base de cada uma, rodeando os estames e pistilos amarelos. Toda a planta apresenta-se recoberta com um exsudado de resina aromática.

É uma planta ornamental popular, cultivada devido à sua folhagem aromática e belas flores. As folhas libertam uma resina aromática, o ládano ou lábdano, usado em perfumes, especialmente como fixador.

Existe um método de colheita de lábdano muito curioso. Utiliza-se rebanhos de cabras que se colocam a pastar em zonas de grande densidade de esteva. De seguida, penteam-se o pêlo e barba dos animais para recolher a resina. O resultado final consistia numa resina, o (ládano), actualmente é utilizada na perfumaria como fixador de perfumes.

Fonte: Wikipédia.

Sem comentários: