quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CABANAS DE COLMO


Construídas com caniços e madeira, as cabanas de colmo, que ainda hoje podemos ver em grande número na Carrasqueira, fazem lembrar as vidas difíceis dos trabalhadores rurais, dos pescadores e dos salineiros que em tempos habitaram os vastos terrenos da Herdade da Comporta.


Estas construções surgiram da necessidade de alojar os trabalhadores da herdade e tinham um carácter de abrigo provisório. Os proprietários dos terrenos não permitiam aos seus funcionários edificarem habitações em materiais mais sólidos e duradouros, pois isso, posteriormente, poderia dar-lhes algum direito de posse.



Os trabalhadores eram, assim, obrigados a construir cabanas de colmo, cujo piso era de terra batida ou de barro. As casas eram construídas com materiais altamente inflamáveis. Deste modo, estabeleceu-se a construção de duas cabanas, com funções distintas, para cada duas famílias. Numa das habitações ficavam os quartos e a sala, enquanto que a outra funcionava como uma cozinha. Esta divisão permitia evitar muitos incêndios.


Actualmente, as cabanas de colmo são consideradas património cultural, sendo que algumas delas são usadas como alojamento eco-turístico.



Sem comentários: