quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Arraiolos


Arraiolos é uma vila situada no Distrito de Évora, com cerca de 3 450 habitantes. É sede de um município com 684,08 km² de área e 7980 habitantes (2006) subdividido em 7 freguesias.
Situa-se a uma cota de altitude entre os 300 e os 412 m (Castelo de Arraiolos). Cunha Rivara, historiador Arraiolense, na sua obra “Memórias da Vila de Arraiolos”, depois de se referir à nobreza e antiguidade de Arraiolos, bem como a alguns aspectos históricos da sua origem, afirma: “... seja como for, tenho por certo que em princípios do século XIII já havia povoação no sítio de Arraiolos...” Certo é também que a abundância de vestígios relacionáveis com o final do Neolítico ou mesmo com o calcolitico são um sinal de uma significativa ocupação humana a partir do IV Milénio A.C. e, provavelmente, “na proto-História, o grande local de habitat corresponderia já à actual elevação onde se localiza o Castelo de Arraiolos".

A vila é conhecida pela confecção dos Tapetes de Arraiolos. ARRAIOLOS TERRA DOS TAPETES é ainda os séculos de história bordados à mão por gerações e gerações de bordadeiras que fizeram chegar até aos nossos dias o nosso mais genuíno artesanato o “Tapete de Arraiolos”. Genuidade que é preciso preservar.

Fonte: Wikipédia

Sem comentários: