sábado, 1 de outubro de 2016

Chafariz da Junqueira

De arquitectura infraestrutural, tardo-barroca, este chafariz urbano está em frente ao edifício da Cordoaria, ligado à distribuição de água a Lisboa, pelas Águas Livres, do tipo caixa de água, com a face frontal em forma de espaldar rectangular, flanqueado por pilares toscanos, de fustes almofadados, rematando em elementos curvos e contracurvados, onde domina a decoração de acantos, concheados e enrolamentos. 

No espaldar inscrevem-se duas bicas boleadas, o esquema mais comum nos chafarizes de Lisboa, que vertem para tanque de planta contracurva e muro galbado, com bordo boleado, onde surgem dois pilares e réguas metálicas para apoio de vasilhame. 

A estrutura remata em elemento curvo, flanqueado por enrolamentos e encimado por esfera armilar, contendo as armas reais, num esquema semelhante ao Chafariz do Intendente (v. PT031106310126), estrutura na qual se filia, uma vez que possuem estruturas semelhantes, sendo o do Intendente mais elaborado. 

É flanqueado por duas alas curvas, onde se integram portas de verga recta, de acesso à caixa de água, com bancos de cantaria adossados, elementos comuns a todos os chafarizes flanqueados por alas curvas.

Fonte: http://www.monumentos.pt/site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=9598

Sem comentários: