quarta-feira, 8 de maio de 2019

Damião de Odemira

Do boticário e tratadista de xadrez, Damião de Odemira pouco se sabe, apenas que existe uma declarada relação com Odemira e com a botica, e que nasceu na 2.ª metade do século XV. A vila homenageia-o com esta simples escultura no seu jardim.

Proveniente, com muita probabilidade, de família de boticários, o que explicará o seu nome (S. Damião é o protector dos boticários), ele próprio boticário, Damião de Odemira português, como é alternativamente conhecido, escreveu um tratado de xadrez intitulado "Questo libro e da Impare Giochare à Schachi...", que passaria a partir de 1512 (data da 1ª edição) a ser considerado pelos especialistas como o primeiro grande tratado deste jogo.

Escrito em italiano, e também, algumas partes, em castelhano, as línguas cultas da época, conheceu ao longo dos tempos inúmeras edições, em várias línguas (francês, inglês e alemão) mas não, curiosamente, em português.

Ainda hoje, graças a Damião, são conhecidas jogadas que referem o nosso País como a “abertura portuguesa” ou “gambito de Damião”. O xadrez era naturalmente, na época, um jogo de elites.  O seu livro repercute, portanto, de alguma forma, um meio económico e social originado na atmosfera dos descobrimentos marítimos. Ele constitui, sem dúvida, um contributo marcante de um português odemirense para a cultura europeia. 

No Jardim do Parque Infantil pode-se encontra-se esta estátua de Damião de Odemira, da autoria da artista popular Liberdade Sobral.
Fonte: https://www.cm-odemira.pt/frontoffice/pages/367

Sem comentários: