domingo, 5 de maio de 2019

Estátua Sá da Bandeira

Bernardo Sá Nogueira Figueiredo, depois Marquês de Sá de Bandeira, nasceu em Santarém, em 1795 e morreu em Janeiro de 1876. Brilhante militar e político português. Apesar de logo em, 1810, ter assentado praça, retomou os seus estudos superiores em Portugal, Inglaterra e França. 

Em 1828 assume-se como liberalista, opondo-se aos miguelistas, sendo obrigado a fugir para os Açores, regressando, mais tarde, com o desembarque no Mindelo. Em 1829, como governador militar do Porto, participa na batalha do Alto da Bandeira, no Cerco do Porto onde por infortúnio, perde um braço. Após esta batalha recebe o título nobiliárquico com o mesmo nome.

Foi várias vezes ministro da Marinha, chefe do Governo Setembrista e, em 1851, presidente do Conselho Ultramarino. Responsável pela abolição da escravatura e pela organização do governo oficial. Em 1865, D. Pedro V nomeia-o chefe do Governo, regressando, de 1868-1870 ao Ministério da Marinha. 

Este monumento situado na praça com o mesmo nome do marquês, está localizada no centro de Santarém, sendo da autoria do escultor italiano Giovanni Ciniselli e o traçado arquitéctonico, de Germano José de Sales. Foi inaugurado em 1884, onde é retratada toda a sua vida, representando-o com o braço amputado, tendo ao pé um símbolo das colónias, louvando o seu empenho em vida. No pedestal estão representados dois grupos alegóricos, retratando os feitos militares do marquês. Ao lado do pedestal estão dois leões em bronze. A figura feminina surge com dois significados diferentes: na parte posterior da estátua está a História e, em baixo, uma mulher representando o continente africano, recordando o estadista que terminou com o tráfico de escravos.

Fonte:
           https://lifecooler.com/artigo/atividades/monumento-ao-marques-sa-da-bandeira/301673/#

Sem comentários: