terça-feira, 4 de junho de 2019

Convento de S. José

O Convento de São José foi um convento de clausura localizado no concelho de Lagoa. Fundado entre 1710 e 1713, foi, durante muitos anos, um espaço orientado por uma ordem religiosa de freiras mendicantes, as Carmelitas, que se dedicavam à oração na vida contemplativa e à recolha de crianças abandonadas do sexo feminino, cuja educação passavam, desde logo, a fomentar. 



Em 1834, o Governo Liberal,  decretou a extinção das ordens religiosas e de todos os conventos e mosteiros de Portugal. Apesar disso, o Convento de São José continuou a funcionar como espaço de recolhimento para crianças, mas certamente sob o enquadramento institucional da Associação Protectora das Meninas Pobres.



Mais tarde, por intermédio de D. Teresa de Saldanha, a Madre Geral da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena e fundadora da Associação Protectora das Meninas Pobres, e, ainda, a pedido do Bispo do Algarve, foi-lhe realizado um restauro conveniente e, com a normalização das relações entre a Igreja Católica e o Estado, o Convento de São José manteve-se em funcionamento, mas desta vez como um colégio orientado pelas monjas Dominicanas. Em 1876, as monjas Dominicanas tomaram, então, a posse do edifício e dedicaram-se aos trabalhos de catequese, enfermagem, educação e ensino. 


Na actualidade, o Convento de São José trata-se de um monumento utilizado como sala-museu e auditório multiusos. Apesar de construído no século XVIII, no seu jardim ergue-se, também nos dias de hoje, um menir proveniente da região de Porches. O Convento sofreu alterações posteriores à sua construção inicial e possui, hoje, uma bonita capela com altares em talha, uma imagem de São José com o Menino Jesus.


Fonte: wikipédia



Sem comentários: