quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Antes, eu era uma pedra


Praia da Rocha 


Antes,  eu era uma pedra das montanhas

e tudo em tudo estava reunido - 

O silêncio e a sombra, a voz e a luz.


Antes, eu era uma pedra,

Depois o animal saiu da esfera dessa poeira

prensada pelos milénios e espojou-se na relva.


Veio uma luz brilhante e disse - 

Esta é a tua vida, tens um prazo.


E eu quis que a alegria batesse palmas

e dissesse - Isto é a minha vida.

Sentei-me na relva e comi-a três vezes por dia.

Imenso é este mar de flores, o mundo.


Podem dizer o que disserem sobre a morte

haja o que houver para além desse portão -

Conheci o sabor das ervas verdes, dei-lhes nomes

não voltarei mais a ser a pedra das montanhas.


A luz brilhante pode proclamar - Não valeu de nada a tua vida.

Isso e muito mais. Mas não poderá dizer - Tu não aconteceste.

Aconteci, e essa é a minha honra desmedida.


 JORGE, Lídia, Acontecimento, O Livro das tréguas, Lisboa, Publicações D. Quixote, 2019, p. 13.

Sem comentários: