terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O Príncipe e a Lavadeira

Havia, num país distante, um Rei. Vivia no seu palácio, no cimo da colina, rodeado de uma grande corte e na companhia do seu filho. Havia também nesse reino um bosque, um grande bosque atravessado por um pequeno rio azul. Muita gente vivia nesse bosque. Era gente boa e simples que nunca tinha entrado no palácio real e que sentiria pouco à vontade se lá entrasse, tal era a distância entre estes dois mundos tão próximos. Os homens eram caçadores e lenhadores. As mulheres lavavam a roupa no rio.

Ora um dia o Príncipe, cavalgando no bosque ao longo do rio, viu uma jovem lavadeira. Ficou secretamnete a olhar para ela por detrás dos canaviais e apaixonou-se por ela. Gostaria de se propôr a ela e de a enamorar. Mas como fazer? Levá-la a viver no palácio não era possível, seria de mais para ela. Ir ele viver para a clareira do bosque, com toda a sua corte, também não. Assustá-la-ia, a ela e a todos, e não iria resultar. Foi então que decidiu: “deixarei a corte, perderei todos os meus privilégios reais, irei viver como mais um na clareira do bosque”.


LEMOS, Nuno Tovar de, O Príncipe e a Lavadeira – Redescobrir a fé cristã, histórias simples para falar de Deus e de nós, 5.ª edição, Tenaritas, p. 83.

Sem comentários: