segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Chafariz del Rei


Construído no ano de 1497 a mando d'El Rei D. Manuel, conforme a legenda em latim inscrita em placa de mármore, este chafariz foi alvo de intervenções de restauro que lhe restituíram o aspecto original (ESPANCA, Túlio, 1966). 

De facto, em 1966 subsistiam apenas cinco das vinte e duas ameias que originalmente rematavam o muro de alvenaria, com cunhais em granito. A ameia central de grandes dimensões, exibe uma placa de mármore com a cruz da Ordem de Cristo e a inscrição referente às origens do Chafariz. Por baixo, as armas de Portugal, compostas por castelos, cinco quinas e coroas, que segundo Túlio Espanca resultam de uma interpretação arcaica das mesmas. Num registo ainda mais inferior, outra placa apresenta as iniciais CME.

O tanque, em granito e de planta quadrangular, está protegido por pilaretes circulares, de feitura rústica, que a circundam, e serviam de apoio aos transeuntes ou de amarra para os animais. Ainda de acordo com Túlio Espanca, terão desaparecido em 1966 alguns destes malhões de pedra, por avançavam excessivamente para a Estrada Nacional.

Fonte:  http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/339184/

Sem comentários: