quarta-feira, 6 de março de 2019

Fonte dos Leões



O Chafariz dos Leões, edificado no reinado de D. João II ou D. Manuel I, deve o seu nome, segundo a tradição, aos dois leões de mármore pertencentes à antiga fonte da Praça do Geraldo (antecessora da actual), que foram transferidos pela Câmara pouco depois de 1572, após a demolição da fonte (ESPANCA, Túlio, 1966).

O alçado de alvenaria apresenta na platibanda dois pináculos de secção piramidal, e ao centro o escudo de armas de D. João III, com bordadura de oito castelos.
Os dois leões de mármore, com função de gárgulas, ladeavam uma bica central de pedra, hoje substituída por um tubo de metal. A proteger o tanque de mármore, de planta rectangular, encontravam-se marcos de granito que serviam de degrau ou de amarra para os animais.

A edificação deste Chafariz insere-se na ampla rede de águas que o Senado Eborense e os monarcas procuraram construir nas principais vias de comunicação que conduziam à cidade.

Em termos estruturais, o Chafariz dos Leões é muito semelhante a outros chafarizes construídos na mesma época, nomeadamente o de São Bartolomeu, situado do outro lado da estrada, o Chafariz d'El Rei e o Chafariz das Bravas.

Fonte:  http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/339189

Sem comentários: