terça-feira, 12 de março de 2019

Ribeira de Barcarena



A ribeira de Barcarena é um curso de água português que nasce a 310 m de altitude, na serra da Carregueira, no concelho de Sintra, a sul da povoação de Almornos (Almargem do Bispo) numa área de caraterísticas rurais. 

A jusante de Abelheira a ribeira passa a estar ladeada por edificações, atravessando a cidade de Agualva-Cacém onde toma o nome de "Ribeira das Jardas" ou "da Jarda". 

Mais a jusante, já no concelho de Oeiras, toma o nome de "Ribeira dos Ossos", desaguando na praia de Caxias. 

Este curso demarcava, desde o século XII, os limites administrativos e paroquiais na região, pertencendo Agualva e outros lugares da margem esquerda da ribeira ao termo de Lisboa e à freguesia de Belas, enquanto Cacém, São Marcos e demais lugares da margem direita estavam integrados no termo de Sintra e faziam parte da freguesia de rio de Mouro. 

Num passado mais recente, a Vila do Cacém era conhecida pelas suas quintas e pelas suas águas límpidas, que corriam na Ribeira das Jardas e que de acordo com documentos da época terá sido a origem do nome Agualva (do latim Aqua Alba). 

Depois de ter estado encanada durante muitos anos, na actualidade a ribeira atravessa novamente despoluída e a céu aberto a cidade de Agualva-Cacém, desenvolvendo-se nas suas margens o Parque Linear da Ribeira das Jardas.

Fonte: Wikipédia.

Sem comentários: