domingo, 11 de setembro de 2011

CASTELO AO LONGE

Sobre a mais alta das colinas alcacerenses ergue-se o Castelo de Alcácer do Sal. Outrora quase inexpugnável, a imponente fortificação, que chegou a ter mais de 30 torres com 25 m de altura, alberga hoje no seu interior a pousada D. Afonso II.



Desde sempre o Castelo teve um papel determinante na vida da cidade. Aliás, o seu próprio nome – Alcácer – deveria da palavra “Al-Kassr” que em árabe significa castelo.




Originalmente denominado Al-Kassr Abue Danes (castelo do filho de Danes), a estrutura terá sido mandada construir em 1191 pelo califa almóada Ya’qub Al- Mansur. Pensa-se, no entanto, que no local onde a fortificação foi edificada – um ponto estratégico que permitia identificar facilmente as eventuais aproximações de inimigos – teriam já existido várias instalações militares.




Rodeado por duas linhas de muralhas, o Castelo de Alcácer é um exemplar raro de construção militar em taipa. As escavações arqueológicas realizadas nas imediações da fortificação permitiram encontrar vestígios do Neolítico, da Idade do Ferro e dos períodos de ocupação romana e árabe. Algumas das peças encontradas podem ser apreciadas no museu que o castelo actualmente alberga.

FONTE: http://www.cm-alcacerdosal.pt/PT/Concelho/Patrimonio/PatrimonioArquitectonico/Militar/Paginas/CastelodeAlcacerdoSal.aspx

Sem comentários: