quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Praça da Concórdia


A Praça da Concórdia situa-se ao fim da Avenida dos Campos Elísios, em Paris. É a segunda maior praça de França, sendo a maior praça da capital francesa, uma das mais famosas e palco de importantes acontecimentos da História da França.

A praça é o local de passagem obrigatória dos cortejos, sejam improvisados, sejam ritualizados pelo protocolo das festas. Ela foi um dos grandes locais de reunião no período revolucionário, sobretudo depois que nela se instala a guilhotina.

Em 6 de outubro de 1789, a família real, trazida de Versailles para Paris pelo povo, faz sua entrada no Palácio das Tulherias atravessando a Praça Luís XV. Em 11 de agosto de 1792, já com o rei deposto, a estátua de Luís XV é arremessada de seu pedestal. A praça é então rebaptizada Praça da Revolução. A guilhotina permanece fixa entre Maio de 1793 e Junho de 1794, e no centro da praça e a entrada do jardim das Tulherias. Das 2.498 pessoas guilhotinadas em Paris durante a Revolução, 1.119 o são na Praça da Revolução. Com o fim do Terror, o governo decide rebatizar a praça como Praça da Concórdia (1795).

Entre 1836 e 1846, a praça foi transformada pelo arquitecto Jacques-Ignace Hittorff, conservando o princípio imaginado por Gabriel. Ele junta ao projeto duas fontes monumentais - a Fontaine des Mers (Fonte dos Mares) e a Fontaine des Fleuves (Fonte dos Rios) - de um lado e outro do obelisco e circunda a praça por lampadários e colunas rostais.

A praça foi concebida por Ange-Jacques Gabriel em 1755 como um octágono limitado pelos Champs-Élysées e pelo Jardim das Tulherias. As fontes acrescentadas por Hittorff, são inspiradas pelas da Basílica de São Pedro em Roma. A principal particularidade da Praça da Concórdia é que ela é delimitada pelo « vazio » em três lados (contrariamente à maior parte das praças que são delimitadas por edifícios de todos os lados) : os Campos Elísios, o Jardim das Tulherias e o Sena.


Fonte: Wikipédia

Sem comentários: