quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Reservatório de Distribuição de Água

Este Reservatório, localizado na Travessa das Casas Pintadas, perto do Tempo Romano, no centro histórico de Évora, foi construído em formigão de cimento armado.
O seu volume e altura destoam da zona envolvente, tendo numa visita ouvir alguém defender que o deviam demolir, mas o historiador Manuel Branco, discordou logo porque o reservatório também é importante a nível histórico, por ter sido dos primeiros a ser construído no país.

Com capacidade para cerca de 400 m3, o seu fundo localiza-se num plano superior aos mais altos edifícios da cidade, concebido desta forma para obter a pressão necessária para a distribuição da água. O reservatório estava ligado automaticamente à estação elevatória, para evitar o esgotamento de água. Podia ficar isolado do resto do complexo, em caso de avaria, passando a água directamente da conduta de elevação para a rede de distribuição domiciliária, através de um dispositivo de torneiras.
Deste depósito derivava toda a rede, composta por 10 sectores. Estendia-se pelas ruas situadas intramuros e era constituída por malhas de ferro fundido muito abertas, que se foram apertando à medida que as disponibilidades financeiras o permitiam. Passados poucos anos, com o surgimento de novos bairros na cidade, a rede foi sendo ampliada.

Fonte: http://www2.cm-evora.pt/piphe/CEA_ITINERARIO_EXPOSITIVO_reservatorio_servico.htm

Sem comentários: