quarta-feira, 21 de setembro de 2011

FORUM ROMANO



Junto ao Castelo de Alcácer, hoje Pousada, estão dois sítios arqueológicos que remontam à Idade do Ferro. Estas estruturas são identificadas como parte do “Fórum Romano de Salacia Urbs Imperatoria”.

O Fórum Romano, descoberto em 1983, possui uma grande muralha totalmente construída em pedra e uma sala de planta rectangular, formada por lajes de mármore branco-acinzentado.

Tudo leva a crer que estas estruturas se prolongam para a zona agora ocupada pela Igreja de Santa Maria, podendo estar-se perante um conjunto edificado que ocuparia uma área de 80x40 metros, correspondendo a um “Fórum Provincial”.

Do espólio encontrado merecem também destaque alguns fragmentos de inscrições, pedaços de estátuas e frisos de molduras em mármore.

Estes edifícios foram ocupados também durante o período muçulmano (século VIII a XI) como o provam os restos de habitação, silos de armazenamento de alimentos, condutas de água e fossas encontradas em níveis superiores.

FONTE: http://www.cm-alcacerdosal.pt/PT/Concelho/Patrimonio/PatrimonioArqueologico/Paginas/ForumRomanodeAlcacerdoSal.aspx

Sem comentários: