segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Torre Eiffel

A Torre Eiffel é uma torre treliça de ferro datada do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris. É um ícone mundial da França e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. A Torre Eiffel, é o edifício mais alto de Paris e o monumento pago mais visitado do mundo. O seu projectista, o engenheiro Gustave Eiffel, elaborou a torre como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.

A torre possui 324 metros de altura. Foi a estrutura mais alta do mundo desde a sua conclusão até 1930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building, em Nova York, Estados Unidos. Não incluindo as antenas de transmissão, a Torre é a segunda estrutura mais alta da França, atrás apenas do Viaduto de Millau, concluído em 2004. A Torre Eiffel é uma estrutura de aço e pesa cerca de 10.000 toneladas, possui uma densidade relativamente baixa, pesando menos de um cilindro de ar ocupando as mesmas dimensões da torre.

A torre tem três níveis para os visitantes. Os ingressos podem ser adquiridos nas escadas ou elevadores do primeiro e do segundo nível. A caminhada para o primeiro nível é superior a 300 passos. O terceiro e mais alto nível só é acessível por elevador. O primeiro e o segundos nível possuem restaurantes.

A torre é uma parte do cenário caracterizado em dezenas de filmes que se passam em Paris. Seu estatuto de ícone é tão determinado que ainda serve como um símbolo para toda a nação da França, como quando ela foi usada como o logotipo da candidatura francesa para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 1992.

Era para ser uma estrutura temporária, mas tomou-se a decisão de não desmontá-la. O Governo da França planeou uma Exposição mundial e anunciou uma competição de design arquitectónico para um monumento que seria construído no Champ-de Mars, no centro de Paris.
Mais de cem designers foram submetidos ao concurso. O comité do Centenário escolheu o projeto do engenheiro Gustave Eiffel (1832-1923), de quem herdaria o nome, da torre com uma estrutura metálica que se tornaria, então, a estrutura mais alta do mundo construída pelo homem. Com seus 324 metros de altura, possuía 7 300 toneladas quando foi construída, sendo que actualmente deva passar das 10 000, já que são abrigados restaurantes, museus, lojas, entre muitas outras estruturas que não possuía na época de sua construção.

Em 1909, a Torre Eiffel quase que foi demolida, mas o seu valor como uma antena de transmissão de rádio a salvou. Os últimos vinte metros desta magnífica torre correspondem a antena de rádio que foi adicionada posteriormente.
Fugi às filas de pessoas que queriam subir à torre, o que se pode fazer no Verão até à meia-noite, e não fui lá a cima ver a vista para ter tempo para admirar Paris cá em baixo! Mas fiquei super contente por ter estado debaixo desta torre, que pude ver como é bonita de dia como de noite.
Fonte: Wikipédia.

Sem comentários: