sábado, 17 de setembro de 2011

COLOS

Colos é uma freguesia do concelho de Odemira, com 106,29km² de área. Com 1 243 habitantes e uma densidade de 11,7 hab/km².
A primeira referência conhecida de Colos, data de 1383/1384 e está contida na crónica de D. João I, de Fernão Lopes. Só mais tarde no século XV, as chancelarias régias, registaram documentos sobre Colos. Colos celebrou em 1999 os 500 anos de elevação a vila e a sede de concelho, através do Foral concedido por D. Manuel I em 26 de Junho de 1499, separando-se do concelho de Sines. Em 20 de Setembro de 1510 recebe o chamado Foral Novo. O pequeno município era constituído apenas por uma freguesia e tinha, em 1801, 668 habitantes.

O concelho de Colos, foi extinto em 1836, devido à reforma administrativa, sendo anexado ao concelho de Vila Nova de Milfontes. Esteve durante alguns anos integrado no concelho de Cercal do Alentejo. Só mais tarde em 1855, quando o concelho de Milfontes, foi extinto, Colos, viria a ser definitivamente anexado ao já anterior concelho de Odemira.
No início do século XVI, o edifício de maior nota em Colos, era a Igreja Matriz. Mas depois da instituição do concelho, esta passou, também a ser conhecida pelo lugar de pousada, para as viagens do Rei e nobres do Reino.

Na vila existiam dois largos, com grande significado, o da Igreja, surge como socialmente mais valorizado, por ser o local de maior concentração da população, principalmente aos domingos e dias santos. O da praça na base do monte, era uma área secundária. Um pelourinho foi erguido na praça, este era particularmente uma coluna de pedra apoiada nalguns degraus. O pelourinho não sobreviveu ao século XIX.

A arquitectura tradicional da vila e o património religioso, sobretudo na parte mais antiga da Vila, com o seu traçado medieval, dentro da antiga linha de muralhas. De acordo com os historiadores e arqueólogos, Colos cresceu a partir do povoado fortificado que se situava no ponto mais alto no cerro.

Sendo uma vila com mais de 500 anos de história, possui um leque variado de motivos de interesse histórico e turístico. As paisagens de campos floridos, campos cultivados, longas planícies e montanhas, tornam esta vila num local de extrema beleza natural. Colos apresenta belas paisagens em que abunda a vegetação, como o sobreiro, a azinheira e a oliveira.
Fonte: Wikipédia

Sem comentários: