domingo, 2 de julho de 2017

Casa de Diogo Cão


Estive pouco tempo o ano passado em Vila Real mas ainda consegui descobrir a casa onde segundo diz a tradição, terá nascido Diogo Cão, o Navegador enviado por D. João II em viagens de descobrimento para a ocidental Africana, e que chegou à foz do rio Zaire na segunda metade do séc. XV. A construção da casa é provavelmente do séc. XV e , felizmente, era bem perto do meu hotel!

Escudeiro e depois Cavaleiro da Casa do Infante D. Henrique, enviado por D. João II de Portugal, Diogo Cão realizou duas viagens de descobrimento da costa sudoeste africana, entre 1482 e 1486. Chegou à foz do Zaire e avançou pelo interior do rio, tendo deixado uma inscrição comprovando a sua chegada às cataratas de Ielala, perto de Matadi. Ao chegar à foz do rio Zaire, Diogo Cão julgou ter alcançado o ponto mais a sul do continente africano (Cabo da Boa Esperança), que na verdade foi dobrado por Bartolomeu Dias pouco tempo depois, e ao qual inicialmente chamara Cabo das Tormentas.


Em 1485 chegou ao Cabo da Cruz (actual Namíbia). Introduziu a utilização dos padrões de pedra, em lugar das cruzes de madeira, para assinalar a presença portuguesa nas zonas descobertas.

Diogo Cão é citado em diversas obras artísticas, como Os Lusíadas de Luís de Camões ou no poema Padrão constituinte da obra Mensagem de Fernando Pessoa. O navegador é personagem também no romance As Naus, de António Lobo Antunes. Foi também o primeiro navegador a utilizar um padrão de pedra no ato da marcação.

Fonte:  http://www.cm-vilareal.pt/index.php/conhecer/monumentos e Wikipédia.

Sem comentários: